segunda-feira, 30 de abril de 2012

Decacampeão! No dia do centenário, América-MG relembra feito histórico

lube alviverde entrou para o Livro dos Recordes por ser o primeiro no mundo a conquistar dez campeonatos seguidos
Por Ana Paula MoreiraBelo Horizonte






Um dos maiores feitos da história do América-MG, que orgulha qualquer torcedor do clube, é a conquista do decacampeonato. De 1916 até 1925 o América-MG reinou absoluto no futebol mineiro. A façanha colocou o clube no livro dos recordes, como a primeira equipe de futebol do mundo a conquistar dez títulos seguidos. Depois do América-MG, apenas o ABC de Natal realizou conseguiu o mesmo feito. Um dos presidentes do América-MG, Afonso Celso Raso, relembra a conquista.
Afonso Celso Raso, presidente do América-MGa (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Afonso Celso Raso, um dos presidentes do América-MG, relembra a conquista do decacampeonato e afirma que feito é sinônimo de orgulho de todos os torcedores (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
- Só de estar no livro dos recordes já é uma situação inusitada. É o primeiro clube a conquistar dez campeonatos em sequência. O ABC de Natal é o segundo clube a conseguir esse feito. Na história do futebol, o registro é que só esses dois clubes conseguiram ganhar dez campeonatos seguidos.

Afonso ressalta a dificuldade de se conquistar dez campeonatos seguidos. Como o América-MG tinha um time muito bom e estava levando todos os títulos, as outras equipes se uniam contra o clube.

- Muito difícil. Tanto que até hoje a gente ver considerar tricampeão quem venceu três campeonatos intercalados. Como é o Brasil, pentacampeão da Copa do Mundo porque ganhou cinco campeonatos, mas jamais em sequência. Em sequência é que é difícil, você manter o título no ano seguinte e conquistar novamente. O futebol nos mostra isso, contra o campeão todos se unem. Todo mundo quer ganhar do campeão. É difícil manter a supremacia por tantos anos.
É difícil manter a supremacia por tantos anos
"
Afonso Celso Raso
O historiador do clube alviverde, Carlos Paiva, escreveu uma enciclopédia contando os cem anos da história do América-MG. Ele lembra que alguns campeonatos não terminaram como deveria, já que os outros times desistiram da disputa.

- Alguns campeonatos não terminaram da forma normal, o de 1925, de 1924, de 1922. Era uma prática muito comum, não só no Brasil, mas no mundo, a prática do W.O. (quando o time não comparece ao jogo), de entregar os pontos. Se um time achava que não tinha chances de ser campeão, ele desistia do campeonato.Em 1924, o Atlético-MG viu que não tinha condições de vencer e simplesmente não disputou o segundo turno.

No Campeonato Mineiro de 1925, o América-MG montou uma seleção. O presidente do clube trouxe jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo para jogar na equipe e assustou os adversários.

- Em 1925 aconteceu algo ainda pior. O América-MG montou um esquadrão. Veio um time tão forte que assustou os outros times. O único adversário que todos tinham certeza que podia tirar o time do América-MG era o Atlético-MG, que era um time muito forte. O América-MG ganhou de 4 a 1. Em seguida formaram a seleção mineira para disputar o campeonato brasileiro de seleções. A seleção mineira tinha dez jogadores do América-MG, e venceu a seleção carioca por 6 a 1. Os outros times de Minas se reuniram e entregaram os pontos, todos perderam por W.O., entregaram os jogos para o América-MG. A Liga exigiu que os outros times fizessem um documento, protocolado e assinado por todos, considerando o América-MG campeão. O América-MG foi campeão com um jogo só. E não existe um vice-campeão em 1925 porque todos desistiram.
Medalhas do decacampeonato do América-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Medalhas do decacampeonato do América-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
Os documentos da época se perderam e as únicas lembranças do decacampeonato são seis medalhas de ouro que foram doadas por um dos campeões. Hoje, as medalhas pertencem ao acervo do clube. Não se tem registro de qual dos jogadores foi o doador das medalhas. Afonso Celso Raso garante que o valor das medalhas é incalculável.

- São as medalhas do decacampeonato. Essas medalhas fazem parte do nosso acervo e todo americano vê com orgulho. O valor delas é incalculável, não tem preço.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/04/decacampeao-no-dia-do-centenario-america-mg-relembra-feito-historico.html#equipe-america-mg

  Centenário do América     Chuteiras     Jair Bala     Cau Oliveira     Liderança     ataque     Invíctos     Tradicional     Salto Alto     torcida     meio de campo     Jogadas     penalidades     Gol     Brasil     fair play     Meninas     espartanos     primeiro lance     Deca Campeão     mulher no futebol     Minas Gerais     Arbitragem     lance     Beleza     Feminino     tiro de meta     ÁRBITRO     Independência     jogo     América Mineiro     equipe     espírito esportivo     defesa     vitórias     zaga     Deca Amigos     Cláudia Oliveira     Deus Salve o América     Estádio     chuteiras     Cau     Coelhão     América     Futebol     América MG     Cacau Oliveira     centenário     Futebol de Minas     Goleada     partida de futebol     Coelho     goleiro     futebol mineiro     Decaamigos     Campeonato  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigada por visitar meu blog. Ele é um espaço seu também. Fico feliz por você deixar aqui sua opinião e sua sugestão.

Comente com os amigos sobre o blog. Vamos divulgar o América MG entre amigos e confrades.

Um abraço,

Cau Oliveira